1978-1981 - José Leitão 

 

III Congresso Nacional da JSEleito no III Congresso Nacional, em Troia, entre 1 e 3 de dezembro de 1978, José Leitão toma posse como Secretário-Coordenador. A sua história remonta à participação na ASP, à fundação do Partido Socialista e consequentemente da JS. Havia sido também o diretor do Jovem Socialista, aquando do início da sua publicação.

O assunto mais debatido neste Congresso, e prioridade de José Leitão, foi a criação de emprego para as camadas jovens. Além desta prioridade, e relacionada também, estavam as questões do ensino, os direitos dos soldados e jovens agricultores; questões estas que foram depois apresentadas como projetos de lei na Assembleia da República.

Mas o programa que venceu no III Congresso tinha como principal objetivo o “Socialismo Democrático e Autogestionário”, que se manteve também no IV Congresso. A Autogestão, considerada por muitos como inseparável do verdadeiro socialismo, foi o conteúdo pragmático que conferiu à JS o estatuto de ala mais à esquerda.

Com José Leitão, as questões internacionais continuaram a ter um lugar importante nos debates. De tal forma que, sob proposta da JS, foi conseguido que o Comité Europeu da IUSY se reunisse em Lisboa, mostrando a atenção que as organizações socialistas europeias demonstraram no Congresso da JS.

Colóquios sobre